Quando eu era criança, morria de medo dele. Dormia com a cabeça coberta, para evitar que ele viesse falar algo quando eu estava dormindo. Aquela figura clássica, vermelha, com chifres, cheio de más intenções. O que eu não sabia, era que o diabo não se apresentava dessa forma e também não podia ser evitado cobrindo a cabeça: ele estava DENTRO da minha cabeça. E está dentro da sua também.
O seu diabo nada mais é do que as suas fraquezas, suas sombras e defeitos, suas falhas, sua porção ainda não evoluída. Ele mora aí dentro, é você que manda nele. E, a partir de agora, vamos chamá-lo de sombra.
Olhe para qualquer coisas à sua volta e perceba que tudo tem um lado luz e um lado sombra. Ou seja, você não precisa se envergonhar da sua sombra nem fingir que ela não existe. Todo mundo tem! E, mais do que isso, ter uma sombra é muito saudável, eu diria até que é isso que mantém você aqui na Terra, porque se você fosse só luz, já estaria lá no mesmo lugar que Buda, Jesus e outros mestres.
A gente é composta de luz e de sombra, não tem jeito! E é preciso olhar para isso tudo e tentar harmonizar as coisas. Mentiram pra nós um tempão que a gente devia ser boazinha, né? rs
Na verdade, tudo isso, toda a luz e toda a sombra, compõem quem você é.
LUZ: suas qualidades, habilidades, sua nobreza, generosidade, inteligência… tudo que você colocaria numa vitrine, com orgulho!
SOMBRA: seus defeitos, falhas, fraquezas sua porção ainda não evoluída, as coisas que você ainda não sabe sobre si mesma, seu diabo interno… tudo que você gostaria que não existisse.
Se não conseguir olhar para sua sombra com amor, olhe para ela por amor a si mesma. Se não tiver amor suficiente por si mesma, faça por amor aos seu filhos. Se não conseguir fazer isso por eles, ache qualquer outra motivação, mas FAÇA!
Olhe para sua sombra com coragem, porque só dá pra mudar aquilo que a gente reconhece que existe. Assim como só dá para aceitar aquilo que não nos prejudica de alguma forma, seja nos causando sofrimento, dor, nos puxando para trás ou deixando nossa vida estagnada.
E você não precisa olhar tudo de uma vez e mudar tudo na vida de uma vez. Sugiro que você escolha o que está incomodando mais: excesso de peso, falta de amor próprio, dificuldade financeira, problemas no casamento, pessoas que abusam de você no seu trabalho, nas relações familiares, no seu círculo de amigos.
Você está se sentindo incapaz de fazer algo com o que incomoda mais? Então olhe para suas tudo que te incomoda e pense qual delas seria mais fácil de resolver.
Você já tem 2 opções, só não saia desse texto sem fazer nada!
Olhando bem para as sombras, você vai decidir quais delas ficam, e quais você vai mudar.
“Andreia, mas se eu escolher errado?”
Muda! As sombras são suas, lembra? E você tem mais do que 1 para escolher, então divirta-se!
Depois que você escolher quais ficam, virá uma leveza incrível! Sabe por quê? Porquê você não vai mais se ocupar das sombras que você decidiu deixar, vai entender que elas fazer parte de você.
Por exemplo, se eu decidi que não vou dar atenção para minha alimentação e atividade física nesse momento da minha vida, não vou ficar me fazendo insultos toda vez que olhar no espelho. Vou é me achar linda! Fui eu que decidi que não mudaria isso!
E sobre o que a gente decide mudar, comece a mudança um passo de cada vez, e banque a sua decisão! Se for necessário, contrate alguém para te ajudar, faça atividade física, terapia, cursos, leia livros sobre isso.
E se der vontade de desistir, porque você está se achando incapaz de estabelecer essa harmonia entre sua luz e sua sombra, saiba que energia você já tem, só está investindo no lugar errado. Estava gastando energia em reclamar e esconder a sombra, vai passar a investir energia em decidir e bancar a decisão sobre o que realmente faz parte de você.